domingo, 18 de julho de 2010

Lançamento do livro: Fundamentos da Inteligência Competitiva

Este livro, de minha autoria juntamente com Andrea Lara e Fernando Fernandes, foi lançado em Maio/2010 pela Editora Thesaurus, em Brasília. Ele é o primeiro da Coleção Inteligência Competitiva, formado por oito volumes. Conheça o resumo de seu conteúdo.

A tomada de decisões nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, torna-se cada vez mais difícil. Isso porque vivemos em um ambiente de alta turbulência e incerteza que prejudica o processo decisório. Além disso, a informação que antes era escassa e prejudicava as decisões na empresa, hoje sobra exige maior capacidade de processamento e análise provocando um over flow informacional que prejudica da mesma forma o processo decisório. Para completar esse panorama, a competição, que antes estava mais restrita a determinadas áreas geográficas, hoje em dia além de global é virtual, multimídia e multicanal.

É nesse ambiente hiperinformacional e hipercompetitivo quea Inteligência Competitiva ganha espaço, produzindo a informação certa, na hora certa, para que as organizações possam tomar a decisão certa, seja ela produzida para ganhar mercado, aumentar os lucros e reduzir os custos, ou para proteger o conhecimento organizacional sensível.

O livro Fundamentos da Inteligência Competitiva proporciona ao leitor um panorama dessa atividade, seus principais conceitos e métodos. Também orienta as organizações a como organizar uma equipe de Inteligência com competência para a produção de informações estratégicas que faça a diferença, que evita que a organização seja surpreendida e que garanta sua competitividade em ambientes turbulentos a médio e longo prazo.

Leitura obrigatória para quem pretende implantar uma área de Inteligência Competitiva em organizações públicas ou privadas ou ingressar na área, este livro é destinado tanto a executivos quanto a profissionais das áreas de Inteligência Competitiva, biblioteconomia, planejamento e marketing.

Além de apresentar sua evolução no mundo, Fundamentos da Inteligência Competitiva proporciona uma visão dos avanços dessa atividade no Brasil ao citar diversos casos de sucessos brasileiros, dos quais alguns se tornaram best practice no mundo. “Mostra a criatividade brasileira transformada em inovação e resultado para o mundo no campo da Inteligência Competitiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário