domingo, 18 de setembro de 2011

Inteligência Competitiva


Na era da informação a Inteligência Competitiva cresce em importância e na lista de prioridades de investimentos das grandes e médias organizações. Nem as pequenas empresas ficaram de foram desse grande movimento, apoiados por organizações de estado ao redor do mundo têm acesso a informação acionável produzida pelas áreas de Inteligência para apoiar seu processo decisório.

Mas o que é Inteligência Competitiva? Para entendermos esse conceito é necessário primeiramente sabermos o significado da palavra “Inteligência” que deriva do verbete intelligence, do inglês. Esse termo encerra um tríplice significado: (1) um tipo de conhecimento, (2) um tipo de organização e (3) uma atividade. Ou seja, a organização que produz Inteligência leva seu nome, o que essa organização faz também é chamado Inteligência e o produto dessa atividade também é denominado Inteligência, conforme definiu Sherman Kent em 1949, ano da publicação de seu livro Strategic Intelligence for American World Policy, nos Estados Unidos.

Com base nesse conceito define-se Inteligência Competitiva como a atividade de Inteligência, com o objetivo de aumentar ou manter a competitividade de uma organização. Constitui-se em atividade especializada, permanentemente exercida com o objetivo de produzir informação acionável (Inteligência) de interesse de um determinado ator e da salvaguarda desta informação contra ações adversas de qualquer natureza. Baseia-se em um processo informacional proativo que apóia a tomada de decisão, seja ela estratégica, quando voltada para questões ligadas ao futuro, ou negocial, relacionadas às decisões de marketing

Visa descobrir as forças que regem os negócios, reduzir o risco e conduzir o tomador de decisão a agir proativamente, bem como proteger o conhecimento sensível produzido. Caracteriza-se pela produção de informações acionáveis (ou seja, Inteligência) que não são facilmente obtidas, por estarem ocultas e/ou desconexas, ou camufladas, ou mesmo distorcidas por interesse de quem as produziu.

No dia 4 de outubro de 2011, em Brasília, no restaurante Carpe Diem, na 104 sul, a partir da 19hs, ser á lançado o volume II da Coleção Inteligência Competitiva: Análise estratégica: estudos de futuro no contexto da Inteligência Competitiva, de minha autoria. Lá também estará a disposição do público em geral, o volume I desta Coleção: Fundamentos da Inteligência Competitiva.

Venha participar desse evento e realizar com as comunidades brasileiras de Inteligência Competitiva e Estudos de futuro.

Aguardo você lá!

Elaine Marcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário