domingo, 19 de novembro de 2017

A palavra de ordem é Disrupção. Sua organização está preparada?

Big data, CLOUD computer, internet das coisas, inteligência artificial, inteligência ampliada, realidade ampliada, robótica, bitcoin e blockchain, carros autônomos, novos materiais advindos da nano e da biotecnologia, impressão 3D, em um contexto de mudanças demográficas, empoderamento dos indivíduos, novas relações de trabalho, mudanças climáticas, ampliação dos fluxos migratórios, escassez de água, terrorismo e ataques cibernéticos.
Esses exemplos, de como a vida no futuro poderá ser diferente da de hoje, exigirão das organizações públicas adaptação rápida para que possam cumprir seus propósitos, mantendo-se vivas e preservando seus espaços perante seus clientes e a sociedade. Quem não romper com o passado não terá espaço no futuro.
É importante que se compreenda as possibilidades de futuro que ora se apresentam para que se possa pensar em inovações disruptivas e fazer as melhoras escolhas. Para tanto, é preciso ter coragem em admitir que muito do que se faz hoje não terá serventia alguma no futuro. E que grande parte das necessidades do amanhã sequer foram imaginadas.
Partindo-se do princípio de que o futuro é múltiplo e incerto e muda a todo o instante, é necessário que, além de realizar o monitoramento constante do ambiente, evitando surpresas e o desenvolvimento de pontos cegos, é preciso desenvolver uma estratégia revolucionário e disruptiva, que promova o rompimento com os paradigmas do passado.

Você está preparado? E a sua organização? Que competências serão necessárias? 
É premente buscar essas respostas e mais do que se preparar para o futuro, se posicionar como construtor do futuro.
Elaine C. Marcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário